A TIM anunciou uma nova parceria com o Twitter, permitindo que seus clientes acessem a famosa rede social de forma gratuita através da sua rede de dados. Essa iniciativa surge pouco depois da Claro haver feito algo similar. Desde o dia 1º de outubro, a Claro oferece acesso livre ao Twitter em alguns de seus planos. Contudo, é fundamental que os consumidores entendam certos detalhes para evitar surpresas desagradáveis no futuro.
Claro
Na Claro, a gratuidade de acesso ao Twitter é garantida através do mobile.twitter.com e pelos aplicativos oficiais do Twitter em Android, iOS e Windows Phone, além da versão em Java. Contudo, é bom saber que a versão para BlackBerry não possui acesso gratuito devido a “questões técnicas”. Os usuários podem tweetar, retweetar e enviar fotos sem cobranças, mas estão restritos em algumas funcionalidades, como publicar tweets com localização ativada, visualizar vídeos ou acessar links.
A promoção é válida para clientes dos planos Controle 35 e 42, bem como para o pré-pago e Claro Online em todo o Brasil. Infelizmente, usuários pós-pagos que utilizam outros planos não têm direito à gratuidade. Para participar da promoção, é preciso ter as contas em dia ou, se for um cliente pré-pago, estar com créditos ativos de qualquer valor.
Desde agosto, a Claro também disponibiliza o acesso gratuito ao Facebook. Nesse caso, os usuários podem acessar o site móvel m.facebook.com e usar aplicativos móveis. É possível ler o feed de notícias, visualizar fotos, usar o Facebook Messenger e criar eventos. Porém, funcionalidades como check-ins, reprodução de vídeos e acesso a sites externos são cobrados ou descontados da franquia do cliente.
Para mais detalhes, consulte o regulamento da promoção no site da Claro.
TIM
A promoção da TIM que vai até 24 de janeiro de 2014, também garante acesso gratuito ao Twitter, porém apenas pelo site móvel, pelo aplicativo oficial para Android e pela versão em Java. De acordo com a operadora, a gratuidade não se aplica ao aplicativo para iOS “por inviabilidade técnica do Twitter”. Isso significa que os usuários de iPhone e iPad só podem acessar a rede social de graça através do mobile.twitter.com.
Os usuários também podem visualizar fotos hospedadas nos servidores do Twitter (pic.twitter.com) sem taxas adicionais. Contudo, as mesmas limitações que se aplicam à Claro são válidas aqui: acessar conteúdos externos, incluindo vídeos e mapas, é tarifado ou descontado da franquia. Ao clicar em um link que redireciona para um site externo, o usuário é informado sobre possíveis cobranças.
Além do Twitter, a TIM disponibiliza o acesso gratuito ao Facebook por meio do 0.facebook.com. Esta versão otimizada do Facebook exibe apenas textos. Fotos, imagens e vídeos do YouTube não são mostrados, sendo substituídos por links que, se acessados, geram cobrança.
É aconselhável que os interessados verifiquem as diretrizes para usufruir do acesso grátis ao Twitter e Facebook Zero, evitando assim quaisquer surpresas desagradáveis.

