Instalador do CyanogenMod sai do Google Play, mas APK ainda disponível para download

A visually striking scene depicting a tech-savvy individual navigating through a modern digital landscape filled with app icons and coding elements, symbolizing the departure of the CyanogenMod installer from Google Play while emphasizing the continued availability of its APK for download, with various vibrant colors and futuristic elements. no texts on scene. photorealistic style, high resolution, 4k details, HDR, cinematic lighting, professional photography, studio lighting, vibrant colors.

O CyanogenMod ganhou bastante popularidade nos últimos meses, mas o sucesso costuma vir acompanhado de alguns percalços. A Cyanogen está passando por um deles exatamente agora: o CyanogenMod Installer, aquele aplicativo que torna mais fácil a instalação das ROMs da empresa em determinados smartphones, acaba de ser retirado do Google Play.

No blog do CyanogenMod, os desenvolvedores explicaram que foram informados pela equipe do Google que o aplicativo fere os termos de uso do serviço, uma vez que, ao propor a troca do sistema operacional que veio instalado no dispositivo por uma versão do Android não reconhecida pelo fabricante, induz o usuário a anular a garantia do produto.

Por recomendação do Google, a ferramenta foi retirada da loja de aplicativos pela própria Cyanogen, possivelmente para evitar um mal-estar maior, caso o procedimento tivesse sido feito pelo pessoal de Mountain View.

Não está claro se a equipe da CyanogenMod tentará fazer o Installer voltar ao Google Play, uma vez que a violação (ou a desculpa?) apontada se refere ao propósito do aplicativo, que é imutável, e não a uma característica que pode ser ajustada. O próprio Google reconheceu que, em relação a todos os demais aspectos, não há nada de errado com a ferramenta.

Felizmente, há pelo menos duas boas notícias: a primeira é que os desenvolvedores tentarão disponibilizar o CyanogenMod Installer na Amazon Appstore – que estreou semana passada no Brasil – e na loja de apps da Samsung, já que os aparelhos desta marca estão entre os mais suportados pelas ROMs. É pouco provável que estes serviços aceitem o aplicativo, mas não custa tentar.

A segunda e melhor notícia é que o CyanogenMod Installer continua disponível via arquivo .apk. Para utilizar esta opção, o usuário precisa habilitar a opção “Fontes desconhecidas” (ou equivalente) nas configurações de segurança do Android para somente então executar o arquivo.

Vale lembrar que o procedimento completo de instalação da ROM envolve rodar o instalador para Windows que, por sua vez, orientará o usuário a conectar o dispositivo a ser atualizado à máquina via USB e, em seguida, a instalar nele o referido app para Android.

A ferramenta se encarregará de baixar o CyanogenMod (atualmente na versão 10.1, baseada no Android 4.2) e concluir a sua instalação, dispensando inclusive o usuário de ter que “rootear” o aparelho ou desbloquear o bootloader.

A lista de smartphones compatíveis, ainda não muito grande, está disponível nesta página.

Com informações: The Next Web

Leia | Como sair do Modo Download da Samsung [Odin Mode]

Compartilhe nas Redes: