YouTube pode ser removido de dispositivos Roku a partir de dezembro, segundo planos do Google

A modern living room featuring a sleek television displaying the YouTube logo, surrounded by various smart devices, with a subtle indication of technological change, such as a calendar marked for December, in a professional and contemporary environment. no texts on scene. photorealistic style, high resolution, 4k details, HDR, cinematic lighting, professional photography, studio lighting, vibrant colors.

A briga entre Google e Roku deve levar à remoção do app do YouTube da plataforma de streaming. As empresas falharam em chegar a um consenso sobre a parceria que permite aos usuários acessarem serviços da dona do buscador em dispositivos Roku. O contrato firmado entre as companhias termina em dezembro.

Nesta quinta-feira (21), a Roku resolveu publicar uma nota atualizando seus clientes sobre a disputa com o Google. As empresas não se entendem desde abril deste ano, quando o serviço de streaming baniu o aplicativo do YouTube TV de seu catálogo por não chegar a um acordo com o buscador.

Em nota, a Roku afirmou mais uma vez que o Google queria um tratamento especial dentro da plataforma, em um acordo que previa a alteração de resultados de pesquisa e acesso aos dados dos usuários, algo que nenhum outro parceiro do streaming tem direito de fazer.

O Google negou as alegações da Roku e rebateu, ao afirmar que os comentários eram “improdutivos e não se baseavam em fatos concretos”. A companhia diz que apenas queria a renovação de seu contrato com a Roku.

A parceria entre Google e Roku termina em dezembro deste ano e, se as partes não se entenderem até lá, o YouTube será removido do streaming. Em comunicado, o Google confirmou que sua plataforma de vídeos poderia deixar o catálogo, mas mencionou que usuários que já têm conta e acesso não serão afetados.

Remoção do YouTube não afeta atuais usuários do Roku

Confira a resposta do Google:

“Desde o início de nossas negociações com a Roku no começo do ano, nós continuamos a trabalhar com eles para encontrar uma resolução que beneficie clientes das duas empresas. A Roku novamente escolheu fazer alegações improdutivas e sem base factual alguma, ao invés de trabalhar construtivamente conosco. Como nós não conseguimos continuar a dialogar em boa fé, nossa parceria com novos dispositivos da Roku deve acabar em 9 de dezembro. Contudo, nós daremos à Roku a habilidade de continuar distribuindo tanto o YouTube TV quanto o YouTube para usuários já cadastrados para assegurar que eles não sejam afetados pela mudança.”

Depois que o YouTube TV foi banido, usuários da Roku passaram a usar o próprio app do YouTube para acessar o serviço de streaming e lives do Google. Mas agora, com a remoção da plataforma principal, clientes devem recorrer a outros serviços para ver vídeos da rede social na tela grande.

A remoção do YouTube deve provocar um grande impacto no serviço da Roku. De acordo com o analista Rich Greenfield, da consultoria digital LightShed, consumidores gastam mais tempo assistindo vídeos da plataforma do Google na TV do que navegando por outros serviços de streaming: é o segundo app mais usado em dispositivos de TV.

Com informações: 9to5Google

Leia | Como baixar o YouTube no Nintendo Switch

Compartilhe nas Redes: