Mantenha um bom relacionamento
O importante é não se limitar a gerar caixa, preocupando-se apenas com a venda imediata e impulsiva. A organização deve buscar um relacionamento sustentável com seus clientes e demais interessados no negócio (stakeholders).
A compra constante de seus clientes e o aumento do Ticket Médio (faturamento dividido pelo número de clientes que compraram) ajudam a manter um negócio sustentável.
Indicação de clientes encantados com a organização
Além disso, se você encanta seus clientes, a sua organização, muito provavelmente, conseguirá atrair novos clientes advindos de indicações dos clientes recorrentes e defensores da marca. O marketing “boca a boca” representa uma forma com menos custos para a aquisição de clientes (CAC).
Com base em suas diretrizes e valores institucionais, estabeleça padrões de atendimento e processos, e faça os treinamentos necessários. Utilize ferramentas como o Ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Action) para proporcionar a melhoria contínua dos processos. Ouça os funcionários e clientes, tenha empatia, e proponha boas soluções para os consumidores.
Indicadores de Desempenho
Os empreendedores devem coletar dados e mensurar os indicadores de desempenho, como: Recorrência de clientes (retenção), Ticket Médio, Novos Clientes e Produtos mais vendidos. Esses dados e informações serão utilizados para a elaboração de relatórios gerenciais, visando à melhor tomada de decisão possível.