O Skype deixou de ser hoje apenas um programa para fazer ligações e conversas em áudio e vídeo. Em uma atualização significativa, a Microsoft, proprietária do aplicativo, introduziu funcionalidades que levam a experiência do Skype para a web, permitindo bate-papo em texto e chamadas de áudio e vídeo diretamente no navegador.
A Microsoft pretende utilizar o padrão de comunicação web conhecido como WebRTC. Esse padrão foi desenvolvido em 2011 e desde então tem sido amplamente adotado por navegadores como Chrome, Firefox e Opera, que se esforçam em implementá-lo cada vez mais. Embora a Microsoft tenha planos de adotar o WebRTC para facilitar o uso do Skype na web, os usuários ainda precisam de um plugin para acesso, similar ao que ocorre com o Outlook.com, onde também é possível comunicar-se via Skype.
Atualmente, o Skype para Web está em versão beta, e a Microsoft avisa que está realizando ajustes finais. No entanto, já foram identificados alguns problemas, como a drenagem rápida da bateria em sistemas que rodam OS X e um atraso nas chamadas de vídeo que tardam a ser recebidas pelo usuário.
Um grupo restrito de usuários terá a oportunidade de testar o Skype para Web a partir de hoje. Para verificar se você está entre os convidados, é necessário fazer login no site Skype.com, que disponibilizará uma tela de convite caso você tenha acesso ao serviço beta. A expectativa é que, nos próximos meses, os convites sejam liberados para um número maior de usuários.
Esse novo recurso está disponível apenas para navegadores específicos: Internet Explorer 10 e superior, versões recentes do Firefox, Chrome e Safari 6 no OS X. A Microsoft não detalhou quais versões específicas dos navegadores são compatíveis.