Medidas para Combater a Inflação no Brasil

A bustling street market in Brazil displaying vibrant fruits and vegetables with price tags prominently shown, busy shoppers bargaining, sunlight filtering through vibrant canopies, photorealistic, 4K, HDR, cinematic lighting, ultra detailed, award-winning photography, studio shot, vibrant colors.

Bom dia. Estamos na sexta-feira, 25 de abril.

Conteúdos da Matéria

Cenários

A semana se encerra com a divulgação, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da inflação de abril medida pelo IPCA-15, prévia do IPCA.

A mediana das expectativas dos investidores é de uma desaceleração no mês, com a inflação de abril caindo para 0,43% ante os 0,64% de março. No entanto, a estimativa é de uma aceleração para 5,49% no acumulado nos 12 meses até abril, ante 5,26% nos 12 meses até março.

No cenário internacional, a expectativa é com mais um alívio na disputa comercial. Analistas acreditam que o governo chinês vai conceder isenções tarifárias a determinados produtos americanos, incluindo itens vinculados ao setor de semicondutores.

Perspectivas

Na quinta-feira (24), os principais índices de Nova York encerraram com a terceira alta seguida. A expectativa é que o governo de Donald Trump estaria revendo sua postura em relação à China.

Desde o início de seu mandato, o ex-presidente adotou uma estratégia comercial agressiva, elevando tarifas sobre produtos chineses a patamares que chegaram a 145%. No entanto, nos últimos dias, Trump tem suavizado suas declarações. O secretário do Tesouro, Scott Bessent, disse na quarta-feira (23) que o atual nível tarifário é insustentável no médio prazo.

Indicadores

IPCA-15 (Abr)
Esperado: 0,43%
Anterior: 0,64%

IPCA-15 (12m)
Esperado: 5,49%
Anterior: 5,26%

Sem indicadores relevantes

Compartilhe nas Redes: