Nesta terça-feira (19), a Motorola lançou no Brasil o Moto 360 Sport, uma versão atualizada do smartwatch da marca, com foco especial em atividades esportivas. O dispositivo, revelado em setembro de 2015 juntamente com a segunda geração do Moto 360 “normal” (ainda sem previsão de disponibilidade no país), já pode ser encontrado nos quiosques da Motorola e deve chegar até o final do mês ao varejo brasileiro. Prepare-se, pois o preço sugerido do Moto 360 Sport é de R$ 1.999. Para comparação, nos Estados Unidos, o relógio é vendido por cerca de US$ 300.
Segundo executivos da Motorola, diversos fatores contribuíram para esse valor elevado, sendo o dólar alto o principal deles. Mesmo assim, a empresa acredita que o gadget oferece uma boa relação custo-benefício, não só para o público esportivo, mas também para aqueles que se preocupam com saúde e bem-estar.
Com um foco claro em atividades físicas, o Moto 360 Sport apresenta diferencias em relação aos outros modelos. A pulseira, feita inteiramente de silicone, conta com um revestimento que a protege de danos causados por suor, chuva e exposição ao sol. Os buracos para o encaixe do fecho do relógio são bem espaçados, favorecendo a ventilação.
Vale ressaltar que a pulseira não pode ser trocada. A Motorola explica que isso se deve ao fato de a pulseira envolver a antena do GPS, uma das novidades do Moto 360 Sport. Com essa funcionalidade, junto a sensores como o monitor cardíaco, acelerômetro e giroscópio, o usuário se torna menos dependente do smartphone, podendo mapear seus trajetos durante caminhadas e corridas.
A tela do smartwatch mantém a área inferior apagada, um design que abriga o sensor de iluminação e os circuitos da tela. Caso essa parte fosse utilizada, a necessidade de reposicionar esses componentes aumentaria o tamanho do dispositivo. Contudo, a melhoria na tela é notável. O novo modo Moto AnyLight ajusta automaticamente os níveis de brilho e contraste em ambientes iluminados, evitando que o usuário tenha que cobrir a tela com a mão para enxergar, sendo extremamente útil para atividades ao ar livre.
O Moto 360 Sport utiliza a última versão do Android Wear, garantindo uma boa quantidade de aplicativos de fitness compatíveis. A Motorola, entre outros destaques, enfatiza o Moto Body, um aplicativo próprio que monitora atividades e fornece estatísticas sobre calorias queimadas, distâncias percorridas e frequência cardíaca.
Internamente, o smartwatch conta com um processador Snapdragon 400 de 1,2 GHz, GPU Adreno 305, 512 MB de RAM e 4 GB de armazenamento interno, dos quais 3,5 GB são utilizáveis. Ele ainda possui Wi-Fi 802.11g e Bluetooth 4.0, além de uma bateria de 300 mAh.
A tela é de 1,37 polegada, com resolução de 360×325 pixels e tecnologia Gorilla Glass 3. Comparando com o Moto 360 de primeira geração, que possui uma bateria de 320 mAh, a Motorola afirma que essa diferença não afeta a autonomia, destacando que o novo processador e o software aprimorado proporcionam melhor economia de energia. Ainda assim, é necessário recarregar o dispositivo pelo menos uma vez ao dia.
De forma geral, o Moto 360 Sport é um smartwatch que causa impressões positivas. A tela tem boa qualidade e a pulseira é bastante confortável. Embora haja preocupações sobre a duração da bateria, o preço do dispositivo é um ponto que pode desagradar: ele custa quase o dobro do modelo anterior.
E a marca Motorola?
O lançamento do Moto 360 Sport é também a primeira coletiva da Motorola no Brasil em 2016. Por isso, não poderia faltar um questionamento sobre o polêmico “fim” da marca Motorola. Na prática, tudo continuará como está. Essa foi a mensagem transmitida pelos representantes da empresa (Lenovo). Eles destacaram que haverá um foco maior nos nomes Moto e Vibe, mas a operação permanecerá a mesma. A divisão Motorola Mobility continuará existindo sob esse nome. No fundo, tudo não passa de uma readequação para fins de marketing. Apenas o tempo dirá se essa estratégia será eficaz.