Um termo que passa a ser reproduzido em diversas organizações, independente de seu tamanho, é a Gestão de Pessoas. Empresas com 10, 500 ou 2000 colaboradores já perceberam que, independentemente de seu porte, a gestão de seu maior ativo deve ser usada de maneira tão estratégica quanto os outros ativos.
Nesta publicação, vamos abordar algumas etapas e conhecimentos altamente necessários para que você comece a pensar e gerenciar de forma estratégica as pessoas que geram os resultados do seu negócio.
O que é Gestão de Pessoas
O termo Gestão de Pessoas é um conceito que envolve estratégias para atrair, reter, fortalecer e gerir o capital humano de uma empresa. Organização que consegue implementar uma gestão eficaz de pessoas obtém um desempenho superior em todos os departamentos, pois isso ajuda a cultivar uma cultura de integração e liderança.
Colaboradores que se sentem parte da estratégia de negócios tendem a agir de maneira mais responsável e proativa na direção de resultados e metas. Portanto, todo planejamento estratégico precisa considerar uma gestão de pessoas mais eficiente.
Diferença entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas
Nos últimos anos, a área de Recursos Humanos recebeu diversas nomenclaturas, refletindo a evolução do papel que desempenha. Com os avanços de conhecimento, os colaboradores desenvolveram visões críticas sobre como são tratados em suas organizações. A mudança no nome de Recursos Humanos para Gestão de Pessoas, Talentos Humanos, Capital Humano ou Capital Intelectual representa uma nova forma de promover resultados através das pessoas.
A diferença prática entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas não é substancial; ambos visam preparar os colaboradores para resultados eficazes. A distinção está na maneira como os colaboradores se reconhecem e aceitam ser orientados.
Pontos para Considerar ao Gerir Pessoas de Maneira Estratégica
Esse tópico só faz sentido se você responder rapidamente à pergunta: “Se você não investir tempo e dinheiro nas pessoas da sua empresa, por quanto tempo elas ainda permanecerão trabalhando com você?”. É uma preocupação comum: “E se eu investir nesse funcionário e ele for para outra empresa?”. Mas, pense: quanto você já investiu para encontrar a pessoa certa para a vaga certa?
Separamos cinco pontos cruciais para a gestão de pessoas em uma organização, desde motivações até programas de desenvolvimento de soft skills. Vamos discutir a importância de cada um deles.
1 – Inspirar
Toda criação origina-se primeiro na mente de alguém e depois é materializada por pessoas. O resultado extraordinário de um colaborador está apenas esperando o momento certo para ser liberado. Assim, o que podemos fazer é inspirá-los. Inspirar ações e incentivar resultados significa dar aos colaboradores a percepção de que podem executar ações grandiosas.
2 – Comunicar
A comunicação é um dos maiores poderes do ser humano. Sem comunicação, não conseguimos obter contribuições, seja voluntária ou involuntariamente. A gestão de pessoas em uma organização depende da comunicação tão essencial quanto a água é para o corpo humano. Para que a inspiração se concretize, ela deve ser comunicada de maneira clara e sem distorções.
3 – Sinergia
Uma visão clara do que se espera alcançar e a contribuição de cada colaborador para atingir esses objetivos resultam em sinergia. Sinergia é a capacidade de um grupo de pessoas obter resultados extraordinários por meio da combinação de talentos. Quando uma equipe colabora de forma sinérgica, resultados surpreendentes podem ser alcançados.
4 – Hard Skills
A competência técnica para executar uma função é vital para gerar grandes resultados em equipe. É fundamental que uma organização estabeleça um conjunto de habilidades essenciais para cada cargo. Isso ajuda a determinar se um colaborador precisa de especializações ou se há áreas que precisam ser desenvolvidas.
5 – Evolução Contínua
A famosa frase “em time que está ganhando não se mexe” não se aplica em um ambiente empresarial dinâmico. O sucesso de hoje não garante o de amanhã. As maiores organizações investem continuamente em novos processos e formas ágeis de trabalho. A evolução contínua de uma equipe se traduz em investimentos em treinamento e desenvolvimento, refletindo nas performances elevadas.
Gerenciamos Coisas e Não Pessoas
Por muito tempo, acreditou-se que era viável gerenciar pessoas. Hoje, sabemos que isso é impossível, especialmente em uma sociedade livre. Muitas empresas já entenderam que a força motriz de uma organização é a liderança, ou a capacidade de inspirar. O poder de inspirar modifica a maneira como as pessoas buscam resultados, levando a um aumento significativo na performance individual e coletiva.
Conquistando sua Vantagem Competitiva
A Gestão de Pessoas deve ser uma visão sistêmica adaptável às necessidades atuais. A administração moderna, em sua maioria, deriva da era industrial, mas hoje reconhecemos que as pessoas são a base de qualquer organização. Para se diferenciar no mercado, é essencial desenvolver uma cultura organizacional que priorize avanços tecnológicos, mentalidades inovadoras e novas funções dentro da gestão.
Desenvolvendo uma Cultura de Gestão de Pessoas
Desenvolver uma cultura de gestão de pessoas significativa requer comprometimento e visão de longo prazo. As empresas devem abraçar a diversidade de talentos e fomentar um ambiente que considere as habilidades individuais ao mesmo tempo em que promove a colaboração. A implementação de programas de feedback, avaliações contínuas e incentivos é essencial para engajar os colaboradores e manter a performance elevada.
Como você tem investido na gestão de pessoas na sua organização? Reflita sobre os pontos abordados e avalie o impacto que a melhoria na gestão pode trazer para a sua equipe e, consequentemente, para o seu negócio.
FAQ sobre Gestão de Pessoas
- O que é Gestão de Pessoas? É a estratégia que busca atrair, reter e desenvolver os colaboradores de uma organização.
- Qual a diferença entre Recursos Humanos e Gestão de Pessoas? Embora os termos sejam usados de forma intercambiável, Gestão de Pessoas tende a focar mais na valorização e desenvolvimento do capital humano.
- Por que a comunicação é importante na gestão de pessoas? Uma boa comunicação garante que as inspirações e ideias sejam compartilhadas e compreendidas de forma clara.
- O que é sinergia nas equipes? É o efeito combinado de colaboração entre os membros da equipe que resulta em performances superiores.
- Quais são as hard skills? São as habilidades técnicas e específicas que um colaborador deve ter para desempenhar sua função de forma eficaz.
- Como promover a evolução contínua na equipe? Investindo em treinamento e desenvolvimento regular, propiciando atualização das hard e soft skills.
- Como lidar com a rotatividade de funcionários? Estabelecer uma cultura organizacional forte e um ambiente de trabalho inspirador pode reduzir a rotatividade.
- Qual a importância da liderança na gestão de pessoas? A liderança eficaz inspira equipes, promovendo engajamento e contribuindo para os resultados organizacionais.