Saber como gerir equipes em home office é essencial para se adaptar ao processo de transformação digital nas empresas. Essa mudança traz novos desafios para líderes e gestores que precisam comandar seus times de maneira remota. Para aproveitar todas as vantagens desse formato de trabalho, você pode adotar algumas ideias de gestão desenhadas especificamente para essa modalidade.
Por meio de estratégias de liderança adequadas, é possível criar um ambiente favorável ao desempenho dos colaboradores e contornar os desafios que o trabalho remoto impõe. Se você quer saber como ter sucesso na chefia de uma equipe em home office, siga com a leitura e confira nossas dicas!
Quais são os desafios de gestão remota de equipes?
Comandar remotamente uma equipe exige esforço para lidar com os desafios dessa nova modalidade de trabalho. Questões relacionadas à comunicação, gestão de tempo, colaboração e falta de entrosamento são comuns na administração de times e projetos funcionando em home office.
Embora muitas pessoas valorizem o tempo com a família após o confinamento, algumas dificuldades são inerentes ao formato de trabalho. Além dos desafios pessoais, como estabelecer limites entre a rotina profissional e familiar, existem questões voltadas para a gestão da equipe de forma remota:
- Comunicação menos eficiente;
- Dificuldade no acompanhamento de processos;
- Falta de integração entre os setores;
- Processos mais lentos.
A melhor maneira de lidar com esses desafios é por meio de estratégias e recursos desenvolvidos para atender os profissionais que atuam nessa modalidade.
Quais são as melhores dicas para gerir equipes remotas?
Se você tem dificuldades para gerir sua equipe em home office, encontrar boas práticas pode facilitar seu dia a dia e gerar harmonia entre você e seus liderados. Confira!
1. Use boas ferramentas de comunicação
Ferramentas de comunicação ajudam a melhorar a produtividade no trabalho remoto e esclarecer pontos importantes. Além disso, em caso de urgência, você sabe onde encontrar os demais e como garantir uma comunicação ágil.
Atualmente, existem diversas opções que podem gerar resultados instantâneos. Por exemplo, se você precisa realizar uma vídeo-chamada, pode usar Skype, Google Hangouts ou Zoom. Para mensagens rápidas, apps como WhatsApp podem ser úteis. Ter ferramentas de fácil acesso e uso é fundamental para gerenciar uma equipe remotamente.
2. Faça reuniões de feedback
Às vezes, um colaborador pode não se adaptar ao trabalho remoto, resultando em dificuldade para entregar as demandas. Como líder, é essencial dar um feedback construtivo, estabelecer regras e oferecer orientação. Ao mesmo tempo, é bom reconhecer aqueles que estão se destacando e manter sua motivação alta.
3. Separe um tempo para reuniões de alinhamento
Embora algumas reuniões sejam desnecessárias e possam consumir muito tempo, outras são fundamentais e podem otimizar a performance do time. Reuniões de alinhamento ajudam a definir tarefas e prazos, permitindo que todos saibam o que precisam fazer.
Além disso, esses encontros podem ser utilizados para acompanhar o andamento das demandas e responder a quaisquer dúvidas que possam surgir.
4. Defina metas e objetivos bem claros
Estabelecer metas e objetivos claros é uma forma eficaz de disciplinar e determinar meios para cumprir tarefas. Para gerir uma equipe em home office de forma produtiva, é necessário que essas metas sejam factíveis. Caso contrário, a desmotivação pode surgir. Portanto, é bom sentar com seus liderados para traçar metas alcançáveis, promovendo assim um time engajado.
5. Mensure os resultados
Mensurar resultados é vital para garantir melhorias e assegurar um trabalho remoto produtivo. Ao contar com bons indicadores, você pode identificar pontos fortes e áreas que precisam de ajustes. Ferramentas tecnológicas podem ajudar a acompanhar os resultados da equipe, alinhando rotinas e motivando os colaboradores.
Como evitar o microgerenciamento por parte do gestor?
O microgerenciamento é um problema comum quando se trabalha remotamente. Líderes, ansiosos para finalizar etapas, acabam assumindo tarefas da equipe, o que confunde as funções e sobrecarrega os gestores.
Microgerenciamento acontece quando um responsável controla excessivamente as atividades, exigindo aprovação até nas operações mais simples. Para evitar essa prática, algumas boas estratégias podem ser adotadas:
- Desenvolva uma linguagem clara com o time;
- Estabeleça metas e prazos para cada membro;
- Confie nas habilidades da equipe;
- Ofereça treinamentos para qualificação;
- Estimule a autogestão e autonomia de cada integrante.
Viu como gerir equipes em home office pode ser mais fácil do que você imagina? Para aprofundar seus conhecimentos sobre o assunto, recomendamos a leitura do livro “Gestão de Alta Performance”. Nele, você pode aprender técnicas que potencializam o desempenho do seu time, contribuindo para o sucesso dos projetos.
Para continuar recebendo dicas sobre gestão e produtividade, acompanhe nosso conteúdo em Gênios do Brasil e descubra mais sobre como otimizar seus resultados profissionais!