Minutos antes do keynote de Steve Jobs começar, um link para a iTunes Store vazou. Nesse link, os usuários puderam conhecer algumas das novidades do aplicativo, que foram confirmadas por Jobs.
Antes de falar do iTunes 9 propriamente dito, Jobs fez um balanço dos negócios de música da Apple. Segundo o CEO da empresa, a iTunes Store já vendeu 8,1 bilhões de canções ao longo dos anos de operação. Atualmente, a loja é a maior vendedora individual de música do mundo, com cem milhões de usuários cadastrados com cartões de crédito.
I Novidades do iTunes 9
Sobre o iTunes 9, várias novidades foram apresentadas. Uma delas é o Genius Mixes, que funciona de forma semelhante ao Genius convencional. Enquanto o último limitava-se a combinar músicas com gostos semelhantes, o Genius Mixes vai além: torna-se um DJ que combina faixas de músicas de forma quase infinita. Nas palavras de Jobs: “Imagine um DJ genial que toca intermináveis misturas de canções da sua biblioteca do iTunes que ficam ótimas juntas”.
A sincronização entre o que está no iPod e o que está no iTunes foi aprimorada. Com a versão 9 do aplicativo, os usuários poderão definir se querem sincronizar playlists. A novidade reside na sincronização opcional de artistas e gêneros musicais. Se a sincronização for feita em um Mac, o usuário também poderá optar por sincronizar fotos por evento que estejam salvas no iPhoto.
Gerenciamento de Aplicativos
Um grande anseio dos donos de aparelhos com iPhone OS era a possibilidade de organizar como os aplicativos se dispunham na tela do iPhone/iPod Touch diretamente no iTunes. A Apple finalmente inventou uma forma de o usuário decidir em que home screen cada um dos aplicativos ficará, ao invés de arrastar um por um, diretamente na tela do aparelho.
Outra funcionalidade interessante introduzida foi o Home Sharing, que possibilitará que os usuários do iTunes copiem músicas, filmes e episódios de séries para até cinco computadores na mesma residência. Será possível “enxergar” os outros computadores e selecionar quais conteúdos copiar, por meio da interface que permite arrastar e soltar os itens.
Como Funciona o Home Sharing
A descrição do Home Sharing no iTunes deixa tudo mais claro: essa funcionalidade permitirá transferir automaticamente novas compras, além de permitir que o próprio usuário escolha o que será transferido de um computador para outro. Essa novidade traz uma maior conveniência e flexibilidade na maneira como os usuários interagem com a sua biblioteca de mídia.
Acompanhe a cobertura minuto a minuto que o Tecnoblog faz do evento especial de música da Apple clicando aqui. Leia Como transferir a gravação de voz do iPhone para o PC.