A partir da próxima segunda-feira (23), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) realizará a Prova Paulista, que avaliará o aprendizado de 2,5 milhões de estudantes durante o terceiro bimestre letivo. A aplicação da avaliação ocorrerá até 30 de setembro.
A Prova Paulista é direcionada a alunos desde o 5º ano do Ensino Fundamental até a 3ª série do Ensino Médio. Para cidades que tiverem feriados nas datas de aplicação, as escolas poderão fazer a repescagem nos dias 1º e 2 de outubro.
O cronograma da Prova Paulista está organizado da seguinte forma:
- Nos dias 23 e 24 de setembro, participam da avaliação os estudantes do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio;
- Nos dias 25 e 26 de setembro, será a vez dos alunos do 6º e 8º anos do Ensino Fundamental e da 2ª série do Ensino Médio;
- Nos dias 27 e 30 de setembro, a avaliação será para os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio.
Os estudantes do Ensino Fundamental terão provas de língua portuguesa, geografia e história no primeiro dia, seguidas de matemática e ciências no segundo dia. Além disso, os alunos do 6º ao 9º ano também farão provas de língua inglesa.
No Ensino Médio, além das disciplinas da formação geral básica, as questões serão elaboradas de acordo com o itinerário formativo que cada estudante cursou. Essa abordagem permite uma avaliação mais alinhada aos conhecimentos adquiridos por cada aluno.
Assim como nas duas edições anteriores deste ano, que avaliaram o aprendizado nos dois primeiros bimestres, os alunos enfrentarão questões de resposta única, além de questões com duas e até três alternativas corretas. Nesta edição, uma novidade foi introduzida: parte das questões contará apenas com duas opções de resposta, certo ou errado. O intuito é ampliar as possibilidades de aferição do conhecimento adquirido durante o período letivo.
As provas terão a seguinte composição: 30 questões de múltipla escolha para o 5º ano, 40 questões para cada dia da avaliação do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, e 45 questões diárias para todas as séries do Ensino Médio. Essa estrutura foi desenhada para garantir que os estudantes tenham uma avaliação abrangente e justa de seus conhecimentos.

