A tecnologia tornou-se algo decisivo para a produtividade das empresas, especialmente com a chegada da manufatura avançada, também conhecida como indústria 4.0.
De acordo com a CNI (Confederação Nacional da Indústria), 48% das grandes empresas brasileiras investiram na manufatura avançada em 2018.
Ou seja, automatizar toda produção industrial é o futuro do setor para aumentar a produtividade e a eficiência das empresas.
A principal razão da mudança é o envio de informações que qualificam a produção, agilizando todos os processos.
Para ajudar as empresas que pensam em adotar a tecnologia, este conteúdo vai explicar a importância da tecnologia para a indústria.
O que é indústria 4.0?
A indústria 4.0 é um conceito tecnológico que conecta máquinas, aparelhos e sistemas a redes inteligentes controladas de forma autônoma.
Com a manufatura avançada, as fábricas adquirem a independência para prever falhas, agendar a manutenção de equipamentos e indicar as melhores condições de funcionamento.
Esse modelo de indústria surgiu na Alemanha em 2013, quando Siegfried Dais, coordenador da implementação da manufatura avançada, enviou um relatório ao governo alemão sobre a novidade.
Os principais objetivos da indústria 4.0 estão relacionados à automatização da linha de produção, à redução da necessidade de trabalho mecânico e à diminished demand for manual labor.
Pilares da indústria 4.0
Para entender o que significa indústria 4.0, é preciso conhecer as principais ferramentas desse conceito.
Os principais pilares da indústria 4.0 são:
IoT – Internet das Coisas
A Internet das Coisas (IoT) é a expansão da infraestrutura tecnológica da web para diversos equipamentos, como sensores de temperatura e eletrodomésticos.
Por exemplo, sensores de temperatura fornecem dados sobre condições ambientais, ajudando a identificar anomalias que podem prejudicar processos e ambientes.
Esse sistema cria grandes oportunidades de integração entre o mundo físico e os sistemas digitais.
Cada objeto é identificado por um sistema de computação embutido, capaz de operar de forma autônoma pela internet.
Graças à IoT, a comunicação entre equipamentos se torna mais fácil e eficiente, maximizando a produtividade.
Além disso, a IoT otimiza e economiza o uso de energia elétrica, garantindo um custo-benefício ideal em cada operação.
Big Data
O Big Data Analytics é um sistema que organiza grandes volumes de dados para captura, análise e gerenciamento de informações.
Usado em sistemas de gestão, o Big Data identifica falhas e gargalos em tempo real.
Esse sistema é essencial para garantir a segurança das informações e o compartilhamento seguro na rede.
Um exemplo prático do uso de Big Data pode ser observada em empresas de varejo, que coletam, analisam e comparam dados financeiros ao longo dos anos, buscando alternativas para melhorar seus resultados.
Dessa forma, a empresa tem uma visão clara de seus investimentos e fluxo de caixa, além de sugestões para aumentar o faturamento.
Após conhecer as principais ferramentas da indústria 4.0, vamos explorar suas vantagens.
1 – Operação dos produtos em tempo real
Com a manufatura avançada, as empresas podem obter dados, analisá-los e tratá-los com precisão em tempo real.
Isto significa que muitos processos industriais serão realizados mais rapidamente, reduzindo tempo e aumentando a produtividade.
2 – Descentralizando os processos
As máquinas, sob o controle de inteligência artificial, tomarão decisões de forma independente, segundo as necessidades da indústria.
Com isso, os processos serão mais precisos e ágeis, diminuindo a necessidade da equipe controlar tudo diretamente.
3 – Segurança de dados
Com um sistema tecnológico inovador, a indústria 4.0 garante uma maior segurança nos seus processos operacionais.
Esse sistema armazena, processa e protege grandes volumes de informações, reduzindo os riscos de ataques virtuais e corrupção de dados.
Invista na indústria 4.0 para aumentar a produtividade
A indústria 4.0 está aqui para impulsionar a produtividade e a competitividade do setor industrial.
Diante da forte concorrência, as empresas precisam estar atentas às novas tecnologias, implementando soluções que gerem resultados eficazes.
Com ferramentas como a IoT, todos os equipamentos se conectam e são controlados remotamente, facilitando a comunicação e maximizando a eficiência.
Outra ferramenta importante é o Big Data, que armazena, captura e analisa informações da empresa, identificando erros e gargalos nos processos, além de sugerir soluções para aumentar as vendas.
Portanto, utilize o conceito da indústria 4.0 para alavancar a produtividade e levar a sua empresa ao sucesso.
Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, redator do Soluções Industriais.

