Nada destrói mais a confiança de alguém do que fazer uma promessa e não cumpri-la, e, por outro lado, nada amplia e fortalece a confiança como cumprir as promessas que fazemos.
Como cumprir suas promessas
Fazer promessas é muito fácil, mas cumpri-las é uma tarefa difícil. Geralmente, uma promessa é uma forma de aliviar o estresse e a ansiedade de outra pessoa; com uma resposta rápida, se adia a insatisfação do outro. Cumprir, por outro lado, exige dedicação e planejamento.
A disciplina necessária para cumprir uma promessa começa antes mesmo de ela ser feita. Pense atentamente antes de se comprometer a fazer qualquer coisa.
Posso? Devo?
Pense antes de agir
Agir de forma impulsiva ao fazer promessas é extremamente perigoso. A vontade de agradar e a necessidade de ser proativo podem prejudicar seu julgamento, levando-o a prometer algo que não conseguirá cumprir.
1. Posso?
Analise a situação antes de se comprometer. Considere como você conseguirá realizar a tarefa, quais ferramentas usará e se a data de entrega é realista.
- Consigo fazer isso?
- Consigo fazer até a data pedida?
- Tenho as ferramentas necessárias?
Se a resposta a qualquer uma dessas perguntas for não, repense seu compromisso.
2. Devo?
Após avaliar sua capacidade de cumprir a tarefa, pergunte-se se realmente deve prometer. Considere como isso te afetará: essa tarefa exigirá noites sem dormir, esforço mental elevado? Como isso beneficiará ambas as partes? Você realmente fará a diferença?
- Devo fazer isso?
- No que isso será bom?
- Farei a diferença?
Tipos mais comuns de promessas
1. Familiares
Que pai ou mãe nunca prometeu algo impossível para os filhos, apenas para fazer com que eles não fiquem tristes? Muitas vezes, as crianças pedem coisas que são difíceis de conseguir, como animais de estimação enormes ou brinquedos caros.
Por que fazemos promessas impossíveis?
Essas promessas muitas vezes servem apenas para que as crianças parem de pedir ou fiquem felizes momentaneamente.
2. Corporativas
No mundo corporativo, muitas pessoas fazem promessas grandiosas, como cumprir metas irreais ou assumir compromissos em excesso. O problema é que isso pode levar a uma perda de credibilidade e confiança dos líderes.
O que nos faz fazer promessas impossíveis?
A vontade de agradar ou de evitar cobranças são os principais motivos que levam alguém a prometer sem pensar.
3. Políticas
Todos já ouvimos políticos fazerem promessas que não são cumpridas. Mesmo sabendo que muitas vezes essas promessas são vazias, ainda assim votamos neles.
Mas por que continuamos a acreditar neles?
Porque eles prometem o que achamos importante, acalmando o povo com garantias de que melhorarão a saúde, a segurança e a educação. No entanto, muitas vezes não conseguem cumprir.
Confiança nas promessas
Quando se faz uma promessa, a confiança de outras pessoas é totalmente depositada nela. Não importa o tamanho da promessa; é essencial honrá-la. Caso contrário, as pessoas perderão a confiança em você.
A confiança não é algo que se tem ou não, mas uma qualidade adquirida. Organizações que cultivam confiança em sua cultura tendem a se destacar em relação àquelas que não o fazem.
Você consegue cumprir suas promessas? Consegue controlar seus impulsos e evitar prometer coisas impossíveis? Se este artigo te ajudou, comente e compartilhe suas reflexões.