Falta pouco para o aniversário da Alexa. A assistente virtual, que ganhou destaque no Brasil há 2 anos, faz 7 anos de existência em 6 de novembro. É curioso pensar no que ela enfrentou por aqui — não é todo dia que uma assistente é desafiada a imitar Galvão Bueno ou a soltar um pum na frente de outras pessoas. Vamos conferir alguns números fascinantes que a Amazon compartilhou sobre a Alexa em seu segundo ano no Brasil.
O brasileiro adora dar bom dia
A interação “Alexa, bom dia” foi feita mais de 38 milhões de vezes no último ano. Isso representa um aumento de quatro vezes em comparação ao primeiro ano da assistente por aqui.
Além disso, após um dia cansativo, nós também nos lembramos dela. Foram 28 milhões de “Alexa, boa noite” nos últimos 12 meses, mostrando que a assistente entrou na rotina noturna dos brasileiros.
E tá tudo bem…
Nos tempos difíceis que vivemos — com pandemia, crises e mais crises —, a interação com a Alexa se tornou até um momento de alívio. “Alexa, tudo bem?” foi perguntado mais de 5,8 milhões de vezes, revelando a busca por conexão e conforto em meio às adversidades.
A gente se divertiu junto
A categoria de jogos de voz se destacou entre os usuários. O game de adivinhação Akinator foi jogado mais de 3,4 milhões de vezes, seguido pelo Jogo do Milhão, reproduzido mais de 2,1 milhões de vezes. Esses números mostram que a Alexa vai além da assistente; ela é uma companheira de jogos.
E riu junto
O humor também fez parte do dia a dia. Pedir “Alexa, conta uma piada” foi uma realidade mais de 20 milhões de vezes no último ano. Embora nem sempre as piadas fossem engraçadas, a mágica muitas vezes se encontrava na capacidade da assistente de nos fazer rir, mesmo que de maneira inusitada.
Vocês se lembram de quando pedimos para ela imitar o Bob Esponja cerca de 600 mil vezes? E o Galvão também teve suas imitações. Não podemos esquecer das interações que envolveram até o modo gás hélio. É a leveza em meio ao cotidiano.
Nem sempre temos maturidade
Quando a situação parece absurda, o brasileiro sempre arruma um jeito de se divertir. Assim, o pedido para que a Alexa soltasse um pum ocorreu mais de um milhão de vezes. Uma interação que, com certeza, reflete a leveza do nosso humor.
Mas também falamos de coisa séria (e importante)
A Alexa não é só diversão. Ela tem se mostrado uma ferramenta valiosa, especialmente para pessoas com deficiência, permitindo maior independência ao acionar luzes, tocar músicas ou ativar aparelhos. Esses comandos facilitam bastante o cotidiano.
Em adição a isso, a Amazon lançou o Prêmio Alexa de Acessibilidade, incentivando o desenvolvimento de skills voltadas para esses usuários. No último ano, a assistente ganhou 98 novos comandos relevantes. Além disso, ajudou muitas pessoas a aprenderem sobre a Síndrome de Burnout, COVID-19 e meditação, entre outros temas de saúde.
Atualmente, a Alexa possui mais de 2.000 skills, mostrando seu crescimento e versatilidade.
Alexa está disponível em mais de 650 dispositivos
O número de dispositivos compatíveis com o software da Alexa já ultrapassa 650, incluindo marcas como Samsung, LG, Positivo e Philips Hue. A versatilidade é um grande trunfo da assistente.
No portfólio da Amazon no Brasil, podemos encontrar a Alexa em 12 dispositivos diferentes, tais como:
- Echo Dot 3ª geração
- Echo Dot 4ª geração
- Echo Dot 4ª geração com relógio
- Echo 4ª geração
- Echo Studio
- Echo Show 5 (2ª geração)
- Echo Show 8 (1ª geração)
- Echo Show 8 (2ª geração)
- Echo Show 10
- Fire TV Stick Lite
- Fire TV Stick
- Fire TV Stick 4K
Além disso, se você assina o Amazon Music, poderá aproveitar uma playlist especial em celebração ao aniversário da assistente, dizendo “Alexa, toque sua playlist de aniversário” para escutar músicas que fizeram sucesso tanto nacional quanto internacionalmente.
Aviso de ética
Ao clicar em um link de afiliado, o preço não muda para você e ainda recebemos uma comissão.
Interessado em como utilizar de forma mais eficiente a Alexa? Confira também o nosso artigo sobre Como usar a Alexa no PC com Windows.

