Aumento no Estoque de Medicamentos em SP devido à Piora da Qualidade do Ar

A close-up shot of an overflowing pharmacy shelf stocked with various medications, with a subtle background showing a hazy, smoggy skyline of São Paulo, Brazil; photorealistic, 4K, HDR, cinematic lighting, ultra detailed, award-winning photography, studio shot, vibrant colors.

O Governo de São Paulo adotou medidas para garantir o estoque de medicamentos e insumos, como o oxigênio, nas unidades de saúde, diante do cenário de tempo seco, alta ocorrência de incêndios e piora na qualidade do ar. A Secretaria de Estado da Saúde reforçou a aquisição dos materiais e intensificou as orientações em saúde.

A Pasta mantém monitoramento contínuo dos estoques e insumos e todas as unidades de saúde para garantir o abastecimento. Para a população, a hidratação continua sendo a recomendação mais importante para preservar a saúde. Os cuidados devem ser redobrados em todas as faixas etárias.

No entanto, idosos, gestantes e crianças precisam aumentar o consumo de água, assim como lactantes de bebês em amamentação exclusiva. Pacientes com doenças crônicas devem reforçar a atenção com o tratamento.

“É fundamental que pessoas já diagnosticadas com problemas respiratórios, não deixem de seguir as orientações indicadas pelo seu médico”, reforça Eleuses Paiva, secretário de Estado da Saúde.

O paciente que já possui indicação de utilizar bombinha em momentos de crise, deve começar a utilizar neste momento. Manter os ambientes com umidade e temperatura adequados é um ponto de atenção para a população. Baldes e bacias com água podem ser utilizados. E umidificadores e climatizadores precisam ser limpos e ter os filtros trocados periodicamente.

As atividades físicas não devem ser realizadas em áreas externas. O uso de máscara em áreas de queimadas pode ser adotado como medida de reforço à proteção da saúde.

Atenção às principais medidas para proteger a saúde:

  • Aumentar o consumo de água e líquidos! Gestantes, lactantes, idosos e crianças precisam ingerir água com frequência;
  • Doentes crônicos com prescrição médica de uso contínuo de “bombinha” devem manter o tratamento indicado; quem possui indicação médica de uso em momentos de crise deve iniciar o uso preventivo;
  • Manter a umidade e temperatura dentro de casa, por meio de baldes e bacias com água, ou umidificadores e climatizadores, que devem ser higienizados regularmente;
  • Manter portas e janelas fechadas para reduzir a entrada de partículas;
  • Em regiões de queimadas, como proteção adicional, a sugestão é utilizar máscaras do tipo N95, PFF2 ou P100 ao sair de casa, que podem reduzir a inalação de partículas se usadas corretamente.

InCor disponibiliza vídeos para uso de bombinhas e espaçadores

O Hospital do Coração do Hospital das Clínicas disponibiliza em sua página vídeos para orientar pacientes e familiares a utilizar espaçadores e nebulímetro, conhecidos popularmente como bombinhas. É importante que estes dispositivos sejam utilizados corretamente para garantir a eficácia no tratamento.

Compartilhe nas Redes: